VOCÊ LIGADO NA NOTÍCIA E POR DENTRO DO QUE SE PASSA EM PIRACURUCA

quinta-feira, 17 de junho de 2010

MUNICIPIOS DEVEM PARTICIPAR DA CAMPANHA NACIONAL DE DOAÇÃO DE SANGUE

Com o objetivo de mostrar que um gesto simples pode salvar vidas, foi lançada a nova campanha nacional de doação de sangue. Este ano o lema é "Doe sangue, faça alguém nascer de novo". Conforme estimativa oficial, o Brasil precisa aumentar o estoque anual de bolsas de sangue para pelo menos 5,7 milhões. Atualmente são coletadas 3,5 milhões.

A CNM - Confederação Nacional de Municípios alerta aos gestores municipais a importância de promover a campanha nas suas cidades, com o objetivo de incentivar a população, que se enquadra nos requisitos, a doar sangue.

Em nível nacional a campanha circulará na TV e em outras mídias, como jornal, rádio, cartazes e pequenas publicações comunitárias. Nos municípios é recomendada a realização de divulgação em escolas, empresas, associações comunitárias, serviços de som e outros meios disponíveis. Nas cidades onde unidades de saúde realizam cirurgias e necessitam rotineiramente do uso de sangue, que é o caso de Piracuruca, técnicos vêem as campanhas educativas com muito mais chances de sucesso e recomenda que a prática seja um trabalho permanente.

No Brasil, 1,9% da população é doadora de sangue. Mesmo estando este percentual dentro do parâmetro da Organização Mundial de Saúde (OMS) – de 1% a 3% da população – o Ministério da Saúde considera que é urgente e possível aumentar o número de brasileiros doadores. Se cada pessoa doasse duas vezes ao ano, não faltaria sangue para transfusão no país.

Em Piracuruca a recomendação do Ministério da Saúde e da Confederação Nacional dos Municípios não foi ainda posta em prática, mas espera-se que seja motivo de mobilização de toda a equipe nas próximas semanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário