VOCÊ LIGADO NA NOTÍCIA E POR DENTRO DO QUE SE PASSA EM PIRACURUCA

segunda-feira, 12 de julho de 2010

PATRONATO IRMÃOS DANTAS É CAMPEÃO DO IDEB 2009

O INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, órgão do Ministério da Educação, afere a cada dois anos, a partir de 2005, a qualidade da educação brasileira através do IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Brasileira. O IDEB é calculado a partir de dois componentes: Taxa de Rendimento Escolar (aprovação) e, médias de desempenho nos exames padronizados aplicados pelo INEP, como o Censo Escolar, Prova Brasil e/ou Saeb. Recentemente o INEP divulgou os resultados referentes a mais nova avaliação de 2009.

Em se tratando apenas do ensino fundamental, chama à atenção a disparidade na qualidade do ensino do PATRONATO IRMÃOS DANTAS, muito acima das demais escolas de Piracuruca e colocando-se em pé de igualdade com grandes escolas de todo o país, segundo o Ministério da Educação. Nas séries iniciais, conhecidas como o primário, o Patronato aparece com 6,1, e o segundo colocado, a U. E. Anísio Brito, da rede estadual de ensino, vem com apenas 4,7, seguida do Centro Integrado do Ensino Fundamental – CIEF, da rede municipal, com 4,0.

Nas séries finais, no também chamado ginásio, o PATRONATO mantém larga vantagem. Tem 5,7 e o segundo, a U. E. MONSENHOR BENEDITO, escola municipal, aparece com somente 4,2 e é seguida por 3,6 da U. E. JOSIAS GOMES FONTENELE, escola rural também mantida pela municipalidade. A U. E. PRES. CASTELO BRANCO, uma das mais tradicionais escolas estaduais ficou em último lugar com 3,4 e empatada com outra escola rural. O PATRONATO supera, com larga diferença, a média do estado do Piauí de 3,8 para as séries iniciais e, 3,4 para as séries finais; e também se mantém na frente da média nacional de 4,6 para as séries iniciais e, de 4,0 para as séries finais.

O IDEB do PATRONATO IRMÃOS DANTAS, nas séries iniciais ficou, por exemplo, acima dos 5,7 da cidade de Curitiba, capital do estado do Paraná, uma das mais evoluídas capitais brasileiras em vários aspectos e notadamente na educação; e nas séries finais coloca-se acima dos 5,0 de Blumenau, outra referência em ensino e desenvolvimento do estado de Santa Catarina, ambos os estados da região sul do Brasil.

O PATRONATO é uma instituição de natureza filantrópica administrada por freiras da Congregação das Filhas de Santa Teresa, sediada em Fortaleza, estado do Ceará; oferece o ensino fundamental e está em Piracuruca há mais de 50 anos, e ao longo do tempo firmou-se como uma tradição no ensino. A escola é mantida através de convênios com o governo do estado do Piauí e com o município de Piracuruca que disponibilizam professores para servirem na escola.

Na avaliação em nível nacional o Piauí, lamentavelmente, fica atrás dos dois vizinhos estados do Ceará e Maranhão e igual, inexplicavelmente, ao estado do Pará, na região norte do país, onde as condições geográficas não favorecem e secularmente a qualidade do ensino deixa muito a desejar.



Clique aqui e veja o resultado completo do IDEB 2009.

Um comentário:

  1. Manoel Francisco,

    Acabei de publicar matéria sobre o grande feito do Patronato Irmãos Dantas. Torçamos para que os demais colégios nele se inspirem.

    Estamos todos de parabéns!

    Meu blog: http://domacedo.blogspot.com/ .

    Um abraço,

    Gregório Macedo (Dodó Macedo)
    d.greg@uol.com.br

    ResponderExcluir